Como operadora do direito, peguei-me em diversas situações adversas coletando o máximo de provas possíveis a fim de resguardar meus direitos.
Considerando meu conhecimento, é muito mais fácil saber o que registrar e, pensando nisso, compartilho abaixo uma lista do que reunir para acionar seus direitos como passageiros aéreos:
Passagem/Cartão de embarque: para comprovar o voo, horário e companhia aérea;
E-mails e mensagens: salve protocolos, prints, números de atendimento e conversas no WhatsApp com a companhia aérea;
Nota fiscal: teve de arcar com gastos de alimentação, hospedagem ou transporte por conta do atraso? Guarde os comprovantes para solicitação de reembolso;
Fotos e vídeos: faça registros do painel com atraso, filas, falta de assistência, reações dos funcionários e qualquer situação adversa a que você reste submetido em razão do agir da companhia aérea (atraso, cancelamento, overbooking, bagagem extraviada/danificada).
Lembre-se, o tempo de espera determina os seus direitos - com um arsenal completo de provas você ganha forças para exigir reparação. (Clique aqui para conferir quais os seus direitos conforme o tempo de espera)
As provas são fundamentais para garantir seus direitos como passageiro, inclusive eventuais indenizações por danos materiais e morais.